Sporting X Benfica- K.O. ou entrada nos eixos?

Ao fim de várias (muitas) épocas, o maior dérbi português ganhou um novo fôlego com a ida de Jorge Jesus para o outro lado da Segunda Circular, como pólvora ateada num barril do futebol português, que provocou a que está a ser uma das épocas mais intensas do século com os três grandes, cada um com os seus argumentos, a candidatarem-se oficialmente ao título de campeão.

Apesar de ter chegado a níveis quase a cair para os não saudáveis, a rivalidade acesa entre Sporting e Benfica tem feito bem na competitividade e esforço de superação de ambos. Enquanto que as águias estão a entrar numa nova era, de contenção de custos e aposta na formação, em Alvalade verifica-se o contário, sendo que esta época tem sido feito um esforço financeiro mais acentuado para dar tudo ao novo treinador, para finalmente voltar ao Marquês.

A primeira ronda foi ganha pelo Sporting no Estádio do Algarve. Num jogo de dominância, os leões puseram em foco todas as fraquezas do Benfica e chegaram ao golo por Carrillo/Teo. Cérebro 1-0 Estrutura

A segunda ronda foi uma autêntica surpresa: apesar do Sporting estar com 5 pontos a mais (com um jogo a mais), pouca gente apostaria no Placard num 3-0, um resultado incrível. Apesar do resultado fantástico, o Sporting não foi tão dominante como pareceu, apesar de ter criado de longe mais oportunidades (o Benfica só criou uma), sendo que se prezou pela eficácia. "Fly like a butterfly, stink like a bee". Os golos da história foram de Teo, Slimani e Bryan Ruiz. Cérebro 2-0 Estrutura

Agora, pode ser a prova dos nove quanto aos dérbis para os leões e águias. O K.O definitvo, ou a entrada nos eixos? Pode não ter o mesmo ambiente tenso, mas vale bastante porque destes jogos se tiram conclusões e se tiram teimas. O nervosismo, para variar, impera, tudo para aquela hora e meia. Porque dérbi é dérbi, e isso nunca se pode reduzir. É o que define estes dois grandes e é de longe a maior rivalidade portuguesa. Se o Sporting perder, é a primeira "chicotada" com o facto de deixar de disputar uma competição (o apuramento na Liga Europa também está complicado). Já do lado vermelho-e-branco, a possibilidade de perder com o Sporting pela terceira vez numa época (algo que não acontece desde 1954) é algo assustador, e caso a derrota se verifique o "caminho" de Rui Vitória fica bem mais difícil, mas nada que hipoteque o futuro da equipa (do treinador é mais complicado).

Jogadores a observar:

Gonçalo Guedes (Benfica)- Um dos maiores talentos do Seixal tem impressionado pelas suas exibições e por causa da sua idade, de apenas 18 anos. Apesar de não ser um extremo usual, forte no um-para-um, tecnicista, é mais dotado taticamente e demonstra muita maturidade, velocidade, apoios defensivos e garra. Esta época já conta com 4 golos e 4 assistências no Benfica, e já foi associado a grandes da Europa. Provavelmente o homem do momento do Benfica.

Islam Slimani (Sporting)- O suspeito do costume continua a faturar naquele que é o seu melhor começo de época de sempre. 8 golos e 2 assistências mostram o seu faro para os golos, e isso aliado ao facto de deixar a pele em campo está a torná-lo num ídolo dos adeptos verde-e-brancos. De salientar também a sua evolução no jogo de pés, sendo que quando chegou era conhecido por ser um bocado "tosco".

Sem dúvida, este vai ser um dérbi emocionante e toda a gente espera que seja exibicionalmente melhor que os últimos. Que ganhe o melhor!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Isso é tudo muito bonito, mas...